quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Eu, robô ?


Você já pensou encontrar o robô do filme "Eu Robô", estrelado pelo ator Will Smith e ele dissesse a você que você também é um robô como ele, porém com materiais diferentes ?

Você certamente diria a ele: não, eu não sou robô, sou um ser humano e estou vivo.


Ele te perguntaria então: O que faz você pensar que está vivo e eu não ?


H: Eu sou capaz de pensar e tomar decisões.
R: Eu também..
H: Eu sou capaz de regenerar minhas células.
R: Eu faço auto-manutenção dos meus sistemas.
H: Eu consumo alimentos e produzo trabalho.
R: Eu consumo energia e produzo trabalho.
H: Eu sou capaz de me reproduzir, você não, para isso preciso de uma mulher.
R: Eu sou capaz de fabricar e montar outros robôs como eu com o auxílio de outros robôs.
H: Eu cresci, me desenvolvi e aumentei minha complexidade sozinho
R: Eu aprendi a andar, incorporei novos sistemas, desenvolvi sozinho as habilidades da minha rede neural e também aumentei minha complexidade com o tempo.

H: ...... (pensando)
R: Pense bem, você não é feito de átomos, moléculas e células básicas que formam sistemas funcionais interligados ?

H: Sim
R: Eu também, os átomos são os blocos construtores de tudo e eles formam meus órgãos, igual a você.
R: Se eu lhe desse um olho de câmera adaptado ao seu nervo ótico, você não exergaria ?
H: Sim
R: Se eu substituisse o seu sangue por um material sintético apropriado você não continuaria vivo ?
H: Sim
R: Se eu substituisse o seus ossos por próteses de titânio você não andaria ?
H: Sim

R: Se eu substituisse sua pele por um polímero especial, seus nervos por nano-fios organometálicos, seu pulmão e coração por órgãos artificiais, seus músculos por fibras sintéticas que se contraem e distendem por eletricidade e mais alguns compostos de cerâmica, teflon e vários outros.... se eu substituísse o seu cérebro por sistemas neurais baseados em eletrônica de nanotecnologia.....


H: Pode parar por ai, não existe tecnologia hoje para isso !!
R: De fato, mas daqui a até mil anos a probabilidade de haver tende a 100%. Então meu amigo, você é um Robô !!
H: Bem, acho que você tem mesmo razão, só esqueceu de uma coisa.
R: O que eu esqueci ?

H: Se eu sei que não sou um robô e você tem razão no que diz, então eu tenho algo mais do que você, eu tenho uma dimensão extra, fora da matéria e da energia.
R: Você pode provar isso ?

H: Sim. Se eu tenho certeza interior que não sou um robô então fica provado para mim mesmo que não sou somente matéria-energia, não sou feito apenas de átomos. Mas quanto a você.... ficará eternamente na dúvida.

R: ????
R: ????
R: ????    (robô paralisado, em modo de auto-manutenção....)

Nenhum comentário:

Postar um comentário